E já que tenho desenvolvido atividades com crianças com paralisia cerebral...aí vai uma pequena reportagem sobre o tema, disponível em: http://www.defnet.org.br/pcatu01.htm
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA
"Toda criança com necessidades educativas especiais deverá ser
incluída em sistemas de ensino-aprendizagem não segregados, e deverá ser
providenciada a sua INCLUSÃO em sistemas regulares de ensino, ou seja, classes
onde crianças com e sem dEficiências estejam em interação, assim como com os
educadores e os demais participantes de uma escola. Este é o caminho para um
futuro onde haverá uma nova mentalidade e um novo tempo de relações entre os
homens, independente de suas capacidades, deficits ou diferenças"
(Jorge Márcio P. de
Andrade)
As crianças com Paralisias Cerebrais tem encontrado muitas
resistências no processo de inclusão, principalmente em nosso país. Porém, já há
um movimento em direção das mudanças de paradigmas escolares, compreendendo que,
para além das regulamentações legais (LDB-1996), precisamos reforçar este
processo que, ao nosso ver, não extingue com a Educação Especial, mas sim a
absorve e transforma em um processo de qualificação da EDUCAÇÃO, dentro de
princípios ligados às propostas da DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, assim como do desejo
de uma Educação de qualidade para todos.
Há algumas experiências em desenvolvimento de inclusão de
crianças com paralisias cerebrais e outras dEficiências no ensino regular, e
algumas mudanças de comportamento e melhoria das relações puderam ser observadas
nas crianças (e nas escolas e professores), a saber:
As crianças com quadros de Paralisia Cerebral mais graves
podem, e devem, também se beneficiar destas mudanças, na dependência de uma
estrutura adaptada e adequada às suas necessidades. Não há justificativas
científicas comprovadas que, na atualidade, prescrevam a sua institucionalização
ou segregação. Há, porém, que respeitar os diferentes graus de habilidade e
comprometimento físico ou psicomotor de uma criança com DEF para que se programe
a sua inclusão em salas de ensino regular. Nessas situações é imprescindível a
presença de profissionais da Educação Especial, ou, por exemplo, com experiência
em Educação Condutiva, para o acompanhamento e supervisão de professores e
escolas de ensino regular.
O DefNet tem proposto e difundido a necessidade de uma
intensa e ativa participação de pais no processo de discussão,
implantação e aplicação da educação inclusiva no Brasil. Sugerimos a todos os
pais que procurem aumentar seus conhecimentos sobre o tema e indicamos alguns
tópicos a serem considerados como princípios para este processo.
Tudo a ver, não é, pessoal? Alías, vocês sabem o que é o DEFNET?
DEFNET - Banco de Dados Para e Sobre Pessoas com dEficiencias. O site Defnet é um espaço dedicado a todo tipo de informações sobre deficiências. Tem como fundamento o Projeto Geo-Orgos, que visa a criação de implantação de um banco de dados a ser utilizado por pais, parentes, amigos, profissionais, prestadores de serviços e pelos próprios deficientes na Internet.
Disponível em: http://www.hotfrog.com.br/Empresas/Defnet
Bacana, não? Bjinhos a todos!!!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta aí!!!!