terça-feira, 8 de maio de 2012


E já que tenho desenvolvido atividades com crianças com paralisia cerebral...aí vai uma pequena reportagem sobre o tema, disponível em: http://www.defnet.org.br/pcatu01.htm

Título: Atualidades



EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"Toda criança com necessidades educativas especiais deverá ser incluída em sistemas de ensino-aprendizagem não segregados, e deverá ser providenciada a sua INCLUSÃO em sistemas regulares de ensino, ou seja, classes onde crianças com e sem dEficiências estejam em interação, assim como com os educadores e os demais participantes de uma escola. Este é o caminho para um futuro onde haverá uma nova mentalidade e um novo tempo de relações entre os homens, independente de suas capacidades, deficits ou diferenças"

(Jorge Márcio P. de Andrade)


As crianças com Paralisias Cerebrais tem encontrado muitas resistências no processo de inclusão, principalmente em nosso país. Porém, já há um movimento em direção das mudanças de paradigmas escolares, compreendendo que, para além das regulamentações legais (LDB-1996), precisamos reforçar este processo que, ao nosso ver, não extingue com a Educação Especial, mas sim a absorve e transforma em um processo de qualificação da EDUCAÇÃO, dentro de princípios ligados às propostas da DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, assim como do desejo de uma Educação de qualidade para todos.
Há algumas experiências em desenvolvimento de inclusão de crianças com paralisias cerebrais e outras dEficiências no ensino regular, e algumas mudanças de comportamento e melhoria das relações puderam ser observadas nas crianças (e nas escolas e professores), a saber:
  • Surgimento de um respeito mútuo entre os alunos, com um espírito de solidariedade surgindo a partir das crianças não deficientes.
  • As crianças com PC e outras deficiências fazem um maior esforço de romper seus limites e limitações no processo de aprendizagem.
  • Há um processo facilitado de adaptação de crianças dEficientes nos grupos onde os professores estão recebendo suporte e orientação.
  • Os alunos mais adiantados (com e sem dEficiência) passam a oferecer suporte e mediação para os que tem dificuldades específicas na aprendizagem.
  • Há o surgimento de uma mudança de comportamento intra institucional da escola no que diz respeito às diferenças.
  • Surgem movimentos de aprimoramento da aquisição de linguagem, e de aprendizagem dos meios alternativos de comunicação, inclusive a Libras (Língua Brasileira de Sinais).
  • Não são observadas muitas barreiras entre as crianças, com uma ampliação da acessibilidade da escola, em todos os sentidos, iniciando-se com os obstáculos físicos e visíveis.
  • Ampliam-se as chances de melhoria de reabilitação e recuperação de funções por parte dos dEficientes, a partir de estímulo de outras crianças em sala de aula.
  • Há possibilidade de surgimento de uma aprendizagem fundada na cooperação entre os alunos, quando os professores agrupam os que tem dificuldades especiais num determinado tema com alunos mais habilidosos neste tema.
As crianças com quadros de Paralisia Cerebral mais graves podem, e devem, também se beneficiar destas mudanças, na dependência de uma estrutura adaptada e adequada às suas necessidades. Não há justificativas científicas comprovadas que, na atualidade, prescrevam a sua institucionalização ou segregação. Há, porém, que respeitar os diferentes graus de habilidade e comprometimento físico ou psicomotor de uma criança com DEF para que se programe a sua inclusão em salas de ensino regular. Nessas situações é imprescindível a presença de profissionais da Educação Especial, ou, por exemplo, com experiência em Educação Condutiva, para o acompanhamento e supervisão de professores e escolas de ensino regular.
O DefNet tem proposto e difundido a necessidade de uma intensa e ativa participação de pais no processo de discussão, implantação e aplicação da educação inclusiva no Brasil. Sugerimos a todos os pais que procurem aumentar seus conhecimentos sobre o tema e indicamos alguns tópicos a serem considerados como princípios para este processo.

Tudo a ver, não é, pessoal? Alías, vocês sabem o que é o DEFNET?

DEFNET - Banco de Dados Para e Sobre Pessoas com dEficiencias. O site Defnet é um espaço dedicado a todo tipo de informações sobre deficiências. Tem como fundamento o Projeto Geo-Orgos, que visa a criação de implantação de um banco de dados a ser utilizado por pais, parentes, amigos, profissionais, prestadores de serviços e pelos próprios deficientes na Internet.


Bacana, não? Bjinhos a todos!!!

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